Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Paraná monitora de forma contínua os casos de doenças diarreicas agudas (DDA) no Estado por meio da Monitorização das Doenças Diarreicas Agudas (MDDA), que inclui as viroses. Nos nove primeiros dias de 2025, foram registrados 2.311 atendimentos por DDA na região litorânea. O número é superior ao registrado no ano passado, quando foram 654 casos do mesmo período.
Durante todo o ano de 2024, 121 surtos foram notificados (quando muitos casos são registrados em uma mesma região em um curto espaço de tempo), sendo que três deles ocorreram na 1ª Regional de Saúde (RS), que compreende o Litoral.
“É essencial reforçar os cuidados com a higiene pessoal e com os alimentos e água consumidos, especialmente em ambientes de grande circulação de pessoas, como o Litoral”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. “São medidas simples, do dia a dia, e que fazem toda a diferença na proteção da saúde de todos”.
Com a chegada da temporada de verão e grande concentração de pessoas, os índices de viroses e DDAs aumentam consideravelmente. A Sesa reforça o alerta à população sobre a prevenção a essas doenças, causadas por agentes como vírus, bactérias e parasitas.
Elas são caracterizadas por evacuações frequentes (três ou mais no período de 24 horas) aquosas, com sintomas que podem incluir náusea, febre e dor abdominal. A transmissão ocorre principalmente pela via fecal-oral, por contato direto ou indireto, incluindo consumo de alimentos e água contaminados.
No verão, as viroses gastrointestinais são as mais comuns e causadas por vírus como rotavírus, norovírus, astrovírus e adenovírus.
Os atendimentos devem começar na próxima semana. Em Guaratuba, o espaço ficará anexo ao Pronto Socorro, localizado na Rua Meneleu de Alameda Tôrres, nº 72. Em Matinhos, a tenda ficará junto à UPA da Rua 19 de Dezembro, nº 2994, enquanto que em Pontal do Paraná ficará na UPA de Shangri-lá, na Avenida Sebastião Caboto, nº 1142. As tendas funcionarão até o fim do carnaval. O investimento da Sesa no serviço é de cerca de R$ 1 milhão.