O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD) embarcou hoje (7) pela manhã para Brasília. Ele participa na capital federal de um encontro da Frente Nacional de Prefeitos. O prefeito de Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) toma posse hoje mesmo da presidência da frente. Pimentel faz parte da direção da frente, responsável pela Diretoria de Inovação. Em vídeo publicado no Instagram, Pimentel falou destacou dois temas que serão tratados por ele em Brasília, entre eles o de que o governo federal repasse o dinheiro que banca o pagamento da passagem grátis aos idosos nos ônibus.
“Tem dois temas que nós vamos tratar que me interessam muito: a reforma tributária, que agora será regulamentada. Terá um comitê de 27 cidades e eu estou pleiteando que Curitiba esteja entre essas 27. E amanhã teremos uma discussão sobre transporte coletivo. Eu sou a favor – e vou levar essa pauta – de que o governo federal tem que entrar nessa discussão. É importante. Hoje ela está a cargo somente dos municípios. Aqui no Paraná nós temos o apoio do governo do estado, que é muito importante. Mas o governo federal precisa entrar nessa discussão, inclusive com o recurso da gratuidade dos idosos”, disse.
Em Curitiba, idosos com mais de 65 anos têm o direito de viajar sem pagar a passagem nos ônibus, desde que sejam cadastrados na Urbs e portadores do cartão-transporte. Em 2024, o orçamento municipal previu um gasto do município de R$ 60 milhões com essa gratuidade. Já existe a previsão legal de que o governo federal repasse subsídios aos estados e municípios para a cobertura desses custos.